
Tradicional jornalista esportivo brasileiro, Milton Neves publicou nessa terça-feira (7) coluna no site UOL o que diz ser um erro de arbitragem no Brasileirão 2025 mais escandaloso do que aquele fatídico pênalti não marcado do goleiro Fabio Costa em Tinga em 2005, onde o Inter seria o campeão.
“É simplesmente impossível contar a história do Choque-Rei do último domingo sem citar o ridículo, absurdo e indecente pênalti pró-Tricolor sonegado por Ramon Abatti Abel no início do segundo tempo do clássico. Gente, foi o maior erro do apito desde o escandaloso lance entre Fábio Costa e Tinga, em 2005, que Márcio Rezende de Freitas inexplicavelmente ignorou”, escreveu Milton Neves.
“Mas há um agravante: naquela época, Rezende não tinha o VAR para chamá-lo à razão. Já Abatti Abel tinha o recurso à disposição, e mesmo assim não foi chamado pelo igualmente incompetente Ilbert Estevam da Silva revisar o lance. Resultado: cometeu um dos maiores equívocos da arbitragem neste século!”, completou.
O tricolor paulista publicou nota oficial com diversos lances que julga erros de arbitragem, mas deu ênfase para o pênalti não marcado.
“O São Paulo Futebol Clube manifesta profunda indignação com a arbitragem de Ramon Abatti Abel e com a atuação do árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, na partida deste domingo (05), contra o Palmeiras, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro. Os erros cometidos em lances capitais tiveram influência direta no resultado do jogo e representam um grave prejuízo esportivo ao São Paulo FC. O mais escandaloso equívoco foi a não marcação de um pênalti claro em Gonzalo Tapia, quando o time são-paulino já vencia o jogo por 2 a 0. Mesmo diante da evidência do lance, o árbitro de campo ignorou a infração, e o VAR, que deveria corrigir o erro, optou por se omitir, causando perplexidade a todos que acompanharam a partida”, diz trecho do documento.
Na entrevista coletiva após a partida, o técnico são-paulino Hernán Crespo afirmou que tem 32 anos de futebol, como jogador e treinador. E que nestas mais de três décadas da modalidade jamais viu algo parecido com o que aconteceu no Morumbi.
VEJA O LANCE DO BRASILEIRÃO 2025 QUE MILTON NEVES DIZ SER PIOR DO QUE TINGA E FABIO COSTA EM 2005
NOTA OFICIAL
O São Paulo Futebol Clube manifesta profunda indignação com a arbitragem de Ramon Abatti Abel e com a atuação do árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, na partida deste domingo (05), contra o Palmeiras, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro. Os erros cometidos… pic.twitter.com/jdErS3Pm6y
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 5, 2025
SIGA O INTER NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Receba as notícias do Inter direto no seu WhatsApp. Vídeos dos gols do Colorado em tempo real e muito mais.