CBF se manifesta sobre arbitragem do Brasileirão

Setor está um caos onde praticamente todos clubes reclamam

O assunto do momento na Série A do Brasileirão não são bonitos gols, jogadas de efeito, goleadas, mas sim a péssima arbitragem que gera reclamações de todos os clubes. O Internacional, por exemplo, é uma das equipes mais prejudicadas nesta edição do certame nacional. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vê a situação diferente, que o setor dos árbitros evolui a cada dia.

“A Comissão de Arbitragem vê o atual momento como de evolução contínua, com avanço em padronização, transparência e diálogo técnico com árbitros, clubes e federações, com alto volume de investimentos (não detalhado) por parte da CBF no segmento e baixo nível de erros nas rodadas, o que é comprovado pelo fato de que em 27 rodadas, apenas quatro partidas geraram protocolos de condicionamentos de aperfeiçoamentos para equipes de arbitragem”, diz nota da Comissão de Arbitragem da CBF enviada para o jornal Zero Hora.

PROFISSIONALIZAR A ARBITRAGEM DO BRASILEIRÃO

Um dos principais temas abordados para qualificar a arbitragem é a profissionalização. Atualmente os árbitros não são profissionais, são professores de educação física, advogados, qualquer coisa. Daí fazem um bico apitando jogos de futebol. Profissionalizar significa transformar estes sujeitos em árbitros de profissão, se qualificar, treinar, praticar e não exercer seu trabalho comum, depois pegar um avião e apitar uma partida.

“A profissionalização da arbitragem é considerada um tema prioritário para a atual gestão da CBF, e no momento se encontra em fase de estudos. A CBF analisou modelos de Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Itália e avançará, agora, para uma rodada de escuta com árbitros, associações, sindicatos, federações e referências nacionais e internacionais, com vistas à implantação gradual, a partir de um grupo inicial piloto, e expansão por etapas nos anos seguintes. Não há números ou condições financeiras confirmados até o momento; qualquer anúncio será feito no momento oportuno, após a validação técnica e institucional”, afirma trecho do documento.

A direção do Inter não deverá se manifestar por conta de declarações onde acusam o clube de ter sido beneficiado na atual edição do Brasileirão. No entanto, se diz atento para a situação e também reclama de lances onde foi prejudicado.

Sobre bola de campo, o Inter só voltará a jogar na próxima quinta-feira (15), quando vai encarar o Mirassol em São Paulo, rodada 28 do Brasileirão.

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL