A evolução dos símbolos do Internacional

Veja a história do escudo do Clube do Povo desde o primeiro distintivo

O portal Resistência Colorada traz levantamento com a evolução dos símbolos do Internacional desde o início da sua história. Saiba toda a história do escudo do Clube do Povo, passando por todas as versões de distintivos do Colorado.

A criação e mudança dos símbolos do alvirrubro é um mergulho para o torcedor nos momentos do Inter com os tempos de cada símbolo e conquistas da época.

Confira abaixo a evolução dos símbolos do Internacional:

PRIMEIRO DISTINTIVO (1909)

(Foto: Reprodução/Internacional)

O Sport Club Internacional foi fundado em 1909 com o primeiro distintivo sendo um escudo redondo formado com as iniciais – SCI – bordadas em vermelho em um fundo branco.

Foi o símbolo do Clube do Povo por cinquenta anos, período em que o Inter conquistou seus primeiros 15 estaduais.

ESCUDO GANHA CORES (1960)

(Foto: Reprodução/Internacional)

Em 1960, a primeira evolução no símbolo do Colorado. A diretoria do Internacional opta pela inversão das cores do distintivo. Com isso, o fundo passou a ser vermelho e as inicias do clube ficaram bordadas em branco.

Foram nove Campeonatos Gaúchos vencidos pelo Clube do Povo neste período, além do bicampeonato do Brasileiro, em 1975 e 1976.  Os títulos inéditos da competição nacional motivaram uma nova versão do símbolo.

(Foto: Reprodução/Internacional)

A partir de 1977, o escudo manteve-se igual, mas ganhou duas estrelas acima, referentes aos dois títulos nacionais. Um ano depois, o Internacional venceu um campeonato estadual. Em 1979, veio o tri invicto do Brasileiro.

(Foto: Reprodução/Internacional)

Com o novo título nacional, nova evolução no escudo. Em 1980, uma terceira estrela foi adicionada ao símbolo, mas de forma diferente das outras duas que já faziam parte do distintivo:  um adereço comemorativo que remete ao feito inédito no país de campeão brasileiro invicto.

Naquele ano não teve título, mas o Inter venceu os dois estaduais seguintes.

NOVO SÍMBOLO (1983)

(Foto: Reprodução/Internacional)

No ano de 1983, o símbolo do Colorado passou por uma mudança mais brusca comparada às anteriores, mas ainda sem perder seu desenho original.

O traço das letras que formam o SCI do escudo ganhou mais destaque, mais preenchido e uma largura maior. Além disso, foi incluído um contorno redondo em branco em círculo próximo à beirada, e removido o adereço especial da terceira estrela do tri invicto de 1979.

Foram quatro títulos estaduais com o símbolo, além da Copa do Brasil de 1992, que resultou em nova mudança.

(Foto: Reprodução/Internacional)

Em 1993, após voltar a vencer um título nacional, o Colorado adicionou no símbolo uma quarta estrela, para a Copa do Brasil de 92. Esta versão do escudo permaneceu até 2006, com mais seis campeonatos gaúchos vencidos.

(Foto: Reprodução/Internacional)

O título inédito da Libertadores de 2006 fez o clube colocar uma quinta estrela acima das quatro e levemente maior para celebrar a conquista.

(Foto: Reprodução/Internacional)

O Mundial veio em 2006 e o ano seguinte começou com mais uma evolução do símbolo do Inter. Em 2007, o clube colocou a sexta estrela, na cor diamante, acima da quinta estrela da Libertadores.

E mais uma vez um título internacional gerou nova mudança no símbolo do Clube do Povo.

(Foto: Reprodução/Internacional)

A Recopa Sul-Americana conquistada em 2007 rendeu ao clube a chamada Tríplice Coroa Internacional. Portanto, em 2008, após votação de sócios no site, o distintivo do Inter ganhou uma nova versão. Saíram as estrelas de cima do escudo, dando lugar a uma coroa acima e adereços abaixo.

São dois título no período, o Gaúcho e a Sul Americana de 2008.

CENTENÁRIO (2009)

(Foto: Reprodução/Internacional)

Em 2009, no ano do centenário, a diretoria colorada resolveu simplificar novamente o símbolo, removendo a coroa e os adereços e sem retornar com as estrelas das versões anteriores, adotando um estilo mais tradicional.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DO INTER NO WHATSAPP
Na borda do escudo, fora posicionado o nome por extenso e o ano do surgimento do Clube do Povo. O símbolo se manteve até hoje. E trouxe sorte. São oito títulos estaduais, além da segunda Libertadores e da segunda Recopa Sul Americana, entre outras taças de menor expressão.

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL