

O levantamento de hoje do portal Resistência Colorada traz a história das finais do título do Internacional da Copa do Brasil de 1992.
Depois de recordar a campanha do Clube do Povo recentemente, vamos recordar como foram os jogos de ida e volta da disputa que terminou com o Inter como campeão em cima do Fluminense.
Em clima de aquecimento para o duelo contra os cariocas pela oitavas de final da Copa do Brasil no fim de julho, embarque no clima da decisão da Copa do Brasil conquistada pelo Internacional.
COMO VINHA O ADVERSÁRIO?
O Fluminense eliminou Picos-PI, Sergipe, Criciúma e Sport para chegar à decisão, escapando de confrontos com Atlético-MG e Vasco, eliminados em confrontos que eram favoritos. O time do Rio de Janeiro tinha como destaques Sérgio Manoel, Bobô e Ézio.
JOGO DE IDA – FLUMINENSE 2 X 1 INTERNACIONAL
O primeiro confronto da final da Copa do Brasil de 1992 aconteceu no dia 10 de dezembro, no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Com público de cerca de sete mil pessoas, o mandante saiu de casa vitorioso, levando a vantagem do empate para Porto Alegre.
Wagner abriu o marcador aos 23 minutos do primeiro tempo e o Fluminense foi para o intervalo em vantagem. O Internacional buscou o empate logo cedo e ele veio, com Caíco aos 7 minutos. Um golaço em que o jogador driblando a defesa antes de chutar.

Não era só isso, era um gol importantíssimo: o gol fora de casa, que na época ainda era qualificado na Copa do Brasil. Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio, o atacante Ézio cabeçou para o gol e colocou o time da casa na frente outra vez. Final: Flu 2 a 1.
JOGO DE VOLTA
Três dias depois, em 13 de dezembro, mais de 32 mil colorados lotaram o estádio Beira-Rio para ver o Inter tentar reverter o resultado em casa. Um empate dava o título ao Fluminense. O torcedor do Clube do Povo fazia festa marcante da arquibancada.
Em campo, o Internacional tentava, mas não conseguia fazer o gol. Correndo contra o relógio, o time via o Fluminense se segurar e se defender. Quando parecia que não ia dar mais, aos 43 minutos do segundo tempo, Luciano lançou bola na área adversária em cobrança de falta e o zagueiro Pingo foi puxado antes de chutar. Pênalti para o Colorado.

O zagueiro Célio Silva, conhecido por seu chute forte e cobrança de faltas, converteu a penalidade, levando a torcida do Clube do Povo à loucura. Por conta do gol qualificado fora de casa, o Internacional foi o grande campeão da Copa do Brasil de 1992.