O Leeds United iniciará às 13h (de Brasília) nessa quinta-feira (16) o penúltimo passo para voltar à Premier League, primeira divisão inglesa, após 16 anos longe da elite. E na casamata o comandante desta trajetória, Marcelo Bielsa, tem antiga polêmica com o técnico do Inter, Eduardo Coudet.
A vocação ofensiva do treinador colorado resultou em comparações. E mesmo que o estilo de jogo faça lembrar “el Loco” Bielsa, Coudet tem lembranças negativas do técnico do Leeds. Enquanto jogador, “Chacho” não era chamado para a seleção da Argentina, então comandada por Bielsa.
Há no país vizinho uma versão que Bielsa não chamava Coudet pelo histórico do jogador com o Rosario Central, rival histórico do Newell’s Old Boys, clube onde El Loco foi jogador e treinador. Quando questionado sobre a falta de oportunidades na seleção, Coudet apenas disse que Bielsa “não devia gostar do meu estilo de jogo”.
Em entrevista à ESPN em outubro de 2019, quando o Inter ainda negociava com Coudet, o editor chefe do jornal Clarín, Julio Chiapetta, afirmou desacreditar na versão que seria clubístico o veto para as convocações.
“Não creio que Bielsa não o chamou por ser identificado com Newell’s e ele com o Rosario. Ele chamou muitos jogadores que jogaram do outro lado (Rosario). E não creio que Bielsa possa ter colocado na cabeça coisas tão pequenas como essa.”
O Leeds United, de Bielsa, é o líder da segunda divisão inglesa, com 84 pontos. Encara o Barnsley, com transmissão da ESPN.