
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tem dois rankings de seus clubes filiados. O Internacional obviamente está entre eles e curiosamente aparece na mesma posição em cada um.
Um dos rankings da Conmebol serve para qualificar clubes para o Mundial, que será disputado em 2025 nos Estados Unidos. Os classificados da América do Sul até o momento são:
Palmeiras (campeão da Libertadores de 2021), Flamengo (campeão da Libertadores de 2022), Fluminense (campeão da Libertadores de 2023), River Plate (ranking da Conmebol) e Boca Juniors (ranking da Conmebol).
A última vaga da América do Sul para o Mundial será para o campeão da Libertadores de 2024. Porém, se o River vencer, a vaga não vai para o vice-campeão, mas sim para o melhor posicionado no ranking além dos já classificados. Neste caso, seria o Olimpia, clubes brasileiros não podem mais ser adicionados pelo limite de clubes participantes por país.
Este ranking que leva para o Mundial de clubes é baseado nos desempenhos na Copa Libertadores da América entre 2021 e 2024. Nesta lista o Internacional aparece em 11º, veja abaixo:
- Flamengo – 141 pontos
- Palmeiras – 140 pontos
- Atletico-MG – 115 pontos
- River Plate-ARG – 102 pontos
- Fluminense – 97 pontos
- Boca Juniors-ARG – 71 pontos
- Athletico-PR – 59 pontos
- Olimpia-PAR – 57 pontos
- Nacional-URU – 57 pontos
- São Paulo – 53 pontos
- Inter – 52 pontos
- Velez-ARG – 49 pontos
- Racing-ARG – 48 pontos
- Del Valle-EQU – 48 pontos
- Barcelona-EQU 46 pontos
O outro ranking da Conmebol, o histórico, serve para definir os cabeças de chave nas Copas Sul-Americana e Libertadores, o Inter aparece também em 11º. Contudo, a entidade atualizará este ranking no final da temporada para usá-lo nas competições de 2025.
O ranking histórico da Conmebol para 2024:
CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DO INTER NO WHATSAPP
Com o triunfo sobre o Vitória, o Colorado foi aos 45 pontos e ocupa a sétima posição na tabela de classificação. O Clube do Povo tem semana livre e volta a campo no sábado (5), às 19h, quando encara o Corinthians, no Itaquerão.