Chapecoense avalia deixar Federação Catarinense para disputar o Gauchão

Nos últimos dias repercutiu as declarações de dirigentes do Peñarol cogitando um plano para que os grandes do Uruguai disputassem o Campeonato Gaúcho. Porém, não são só os uruguaios que avaliam a possibilidade, a Chapecoense também avalia esta questão.

O enredo é o seguinte: a Chape nesse sábado (22) empatou com o Avaí em 1 a 1 no estádio da Ressacada, em Florianópolis e assim o time da Capital foi campeão do Campeonato Catarinense. O time do Oeste catarinense diz que foi roubado por um pênalti marcado para o adversário, depois do jogo o presidente do Índio Condá, Alex Passos, comentou sobre a possibilidade de disputar o Gauchão.

“A partir de segunda-feira nós temos um estudo em Chapecó para sabermos se nós podemos mudar de Federação. Vamos para a paranaense ou vamos para a gaúcha. É mais perto ir para Curitiba e é mais perto ir para Porto Alegre do que vir para Florianópolis. E mais, se eu jogar com qualquer time da Federação Gaúcha, com uma renda de um jogo eu ganho dez vezes mais do que eu ganho no campeonato catarinense”, disse o presidente da Chapecoense.

Inter comemora o título do Gauchão (Foto: Ricardo Duarte/SCI)
Inter comemora o título do Gauchão (Foto: Ricardo Duarte/SCI)

COMO SERIA O TRÂMITE

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, deu entrevista para a rádio Gaúcha e explicou como que os uruguaios poderiam disputar o Gauchão. Teriam que se desassociar da Associação Uruguai de Futebol (AUF), se vincular à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para então começar pela última divisão estadual, não chegariam direto na elite gaúcha. Como a Chape já é filiada à CBF, o trâmite seria trocar de federação, mas iniciar a disputa lá por baixo.

“Para que isso possa acontecer, não só com eles, mas com qualquer outro (time uruguaio), primeiro seria preciso se desfiliar da AUF (Associação Uruguaia de Futebol). Depois disso, deveriam pedir filiação à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) cumprindo todos os requisitos exigidos em nosso estatuto”, disse o presidente da FGF.

Grupo do Inter no CT Parque Gigante (Foto: Ricardo Duarte/SCI) presidente Libertadores
Grupo do Inter no CT Parque Gigante (Foto: Ricardo Duarte/SCI) presidente

CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DO INTER NO WHATSAPP
Em meio a este imbróglio, o Inter segue sua preparação para a temporada de 2025. O Colorado tem o Flamengo como próximo compromisso, estreia no Brasileirão, sábado (29) às 21h, no Maracanã.

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL