Comentarista de arbitragem opina lances da vitória sobre São José

A vitória do Internacional de 2 a 0 sobre o São José teve três intervenções capitais do VAR na partida. Primeiro, na expulsão do volante Jhonata Varela, do São José. Na segunda ocasião, Enner Valencia marcou o gol que abriria o placar do jogo, mas foi anulado pelo árbitro após revisão do lance, pois a bola tocou na mão do atacante colorado antes de ir para a rede. No terceiro lance, uma penalidade marcada a favor do Inter, já na reta final do confronto, que abriu o marcador. Com isso, a polêmica se instaurou no Estado, devido à atuação do VAR no jogo. O comentarista de arbitragem de GZH, Diori Vasconcelos, escreveu sobre a atuação do árbitro de vídeo na vitória do Clube do Povo.

“Dentro de um debate técnico — que é sempre o que eu busco ao analisar a arbitragem —, é importante destacar que todas as decisões finais foram corretas”, destacou Diori. Para o comentarista, as decisões do VAR foram acertadas. Inclusive, comentou sobre a atuação criteriosa na partida e que deveria servir de exemplo para as demais partidas do Campeonato Gaúcho.

Veja o que disse Diori Vasconcelos sobre os lances:

“O primeiro deles envolveu o gol anulado de Valencia. Após um cruzamento de Vitão, um jogador do São José tentou afastar a bola, mas acabou chutando-a contra o braço direito de Valencia. Mesmo com o braço colado ao corpo, a regra é clara: qualquer toque no braço antes de um gol invalida o lance. O VAR agiu rapidamente, comunicando a irregularidade ao árbitro sem necessidade de revisão no monitor”, explicou.

“O segundo lance foi o pênalti que resultou no primeiro gol colorado, convertido por Alan Patrick. Lucas Hulk, do São José, tentou um cabeceio após um cruzamento, mas, ao invés de afastar a bola com a cabeça, acabou golpeando-a com o braço aberto. Ele assumiu o risco de cometer uma infração, e o VAR corrigiu a não marcação do lance, indicando o pênalti”, comentou.

Ainda, segundo Diori, não há limite para intervenções do VAR em uma partida de futebol. Tema que foi bastante debatido nas redes sociais, em especial dos que discordaram do resultado final do jogo. “O problema surge quando há lances que exigiriam revisão e o VAR não age, ou quando ele se envolve excessivamente em jogadas interpretativas”, disse.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DO INTER NO WHATSAPP
Com a vitória sobre o São José, o Colorado foi aos sete pontos e permanece na primeira colocação do Grupo B. O Clube do Povo volta a campo às 20h30 deste domingo (2), quando encara o Avenida, no estádio Beira-Rio.

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL