O nome de Eduardo Coudet foi presença constante no noticiário desde a retomada do Campeonato Gaúcho. Esbravejou contra os gramados, mas o que põe na conta é a derrota para o Grêmio, além do empate com o Esportivo. Chacho comandou o Inter em 17 partidas e, mesmo com percentual de aproveitamento de 64,7%, apenas a passagem pelo Tijuana foi pior do que o início no Colorado.
Coudet iniciou a carreira de técnico no Rosario Central, da Argentina, em fevereiro de 2015. Pelos Canallas nos primeiros 17 jogos foram sete empates, uma derrota e nove vitórias, conquistou 66,6% dos pontos. Chacho terminou aquela jornada como terceiro colocado, bem diferente do 15º posto do ano anterior sem ele.
Em julho de 2017, o técnico de 45 anos deu o ponto de partida no seu pior trabalho, o Tijuana, do México, onde teve apenas 47% de aproveitamento no mesmo período medido, com seis empates, seis vitórias e cinco tropeços. Em 30 de outubro do mesmo ano o clube mexicano soltou a seguinte nota:
“O Club Tijuana informa que, em comum acordo com Eduardo Coudet e seu corpo técnico, eles decidiram encerrar seu vínculo empregatício a partir de segunda-feira. O Club Tijuana aprecia o profissionalismo dado pelo estrategista argentino, enquanto deseja a ele os melhores sucessos em projetos futuros em sua carreira profissional.”
Jornalista critica Coudet e compara com Felipão: “Arruma inimigo para justificar”
Em 28 de janeiro de 2018, no Racing, onde conquistou o Campeonato Argentino e o Troféu dos Campeões, teve seu melhor início de jornada. Ganhou 82,3% dos pontos que disputou, empatou três, perdeu só uma e disparou com 13 triunfos.
A trajetória no Colorado teve o Juventude como primeiro adversário, em 23 de janeiro de 2020. O argentino treinou o Inter em nove vitórias, duas derrotas e empatou seis vezes: conquistou 64,7% dos pontos.
D’Alessandro e Coudet denunciados no TJD-RS
Na teoria, Coudet teve adversários mais frágeis no Colorado do que nos outros clubes, uma vez que em solo brasileiro dos 17 primeiros compromissos, nove foram no Gauchão contra equipes de divisões inferiores.
O aproveitamento de Coudet nas 17 primeiras partidas em cada clube:
Racing: 3 empates – 1 derrota – 13 vitórias (82,3%);
Rosario Central: 7 empates – 1 derrota – 9 vitórias (66,6%);
Inter: 6 empates – 2 derrotas – 9 vitórias (64,7%);
Tijuana: 6 empates – 5 derrotas – 6 vitórias (47%).
Os 17 primeiros jogos em cada equipe: