Campeão mundial com o Internacional em 2006, Alexandre Pato saiu em defesa do técnico da seleção brasileira Carlo Ancelotti nessa terça-feira (4), após o treinador italiano ouvir declarações constrangedoras de ex-treinadores do futebol nacional.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu, em sua sede, o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol. Marcaram presença nomes conhecidos do futebol brasileiro, entre eles o de Emerson Leão, campeão enquanto jogador na Copa do Mundo de 1970.
— Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país, e isso serve para o Mancini, que é o presidente (da Federação Brasileira de Treinadores). Estou falando aqui na frente da nossa casa. Antes eu falava que eu não suportava, não suportaria treinadores (estrangeiros). Eu já falei isso e não mudo. Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado. Nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso — disse Leão.
Carlo Ancelotti, o técnico mais vitorioso da história da principal competição de clubes do planeta — sem falar de títulos nas grandes ligas europeias —, tendo que escutar provocações de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira.
É rir para não chorar.pic.twitter.com/VbVuqSrUum
— Leandro Correia (@LeleCorreia2) November 4, 2025
Outro que esteve presente no evento foi Oswaldo de Oliveira, treinador campeão mundial com o Corinthians em 2000. “Eu não queria treinador estrangeiro, mas não tinha jeito, se tivesse que ser, que fosse esse senhor. Torci para ser esse senhor. Depois que ele for embora, campeão do mundo, que venha um brasileiro”, afirmou.
ALERTA DE CLIMÃO! 👀🇧🇷 Presente no Fórum Brasileiro de Treinadores promovido pela CBF, Oswaldo de Oliveira não poupou palavras para falar sobre o comando técnico atual da #SeleçãoBrasileira. O ex-treinador falou abertamente sobre seu desejo de ver novamente um treinador… pic.twitter.com/v5fIkWmMpQ
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) November 4, 2025
A MANIFESTAÇÃO DE ALEXANDRE PATO
O atacante (ainda não anunciou aposentadoria) foi comandado de Carlo Ancelotti nas temporadas 2007/08 e 2008/09, quando defendiam as cores do Milan, da Itália. As falas dos ex-treinadores do futebol brasileiro foram criticadas pela imprensa nacional e também por torcedores nas redes sociais, que Ancelotti teria sido alvo de xenofobia. Pato publicou manifestação de apoio ao técnico italiano.
SIGA O INTER NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Receba as notícias do Inter direto no seu WhatsApp. Vídeos dos gols do Colorado em tempo real e muito mais.
“@MrAncelotti você é a pessoa que pode levar o Brasil ao topo do mundo. Estamos todos com você! Volaaa Mister!”
@MrAncelotti você é a pessoa que pode levar o Brasil ao topo do mundo.
Estamos todos com você!
Volaaa Mister!— PATO (@Pato) November 4, 2025






