O Internacional poderá ganhar um dinheiro inesperado. Isso porque o volante Eduardo Henrique, atualmente no Sporting, de Portugal, é alvo do espanhol Deportivo Alavés. A cifra para o Inter seria pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, por ter participado da formação do atleta.
De acordo com o jornal espanhol Marca, o Alavés, que completa cem anos de fundação em janeiro, tem no ex-jogador do Inter um nome ideal para contratação, mas que também teria um clube grego na disputa.
“Henrique da Silva disputou 21 jogos com 1.042 minutos disputados, destacando-se 15 na Lig NOS e 5 na Liga Europa. Assim, o futebolista não desprezaria a sua saída do Sporting CP a caminho do Deportivo Alavés, embora o grego PAOK também se tenha interessado em assumir os seus serviços”, diz um trecho da publicação.
Remuneração ao formador
De acordo o mecanismo de solidariedade da Fifa, todo clube que participou da formação do jogador, dos 12 aos 23 anos, tem direito a um percentual de até 5% em cada transferência.
Eduardo Henrique chegou ao Internacional em 2016, com 21 anos. Foi a primeira contratação da swat colorada, então novo departamento de futebol criado por Fernando Carvalho em meio ao desespero do rebaixamento.
O destro de 1,84m deixou o Colorado emprestado ao Athletico em 2017 e na temporada 2018/2019 foi cedido ao Belenenses, onde teve certo destaque. O Inter então em junho de 2019 o vendeu para o Sporting, por 3 milhões de euros. Deste valor, o Colorado ficou com a metade, jogador e empresário dividiram o restante.
De acordo o site especialista no mercado da bola, Transfermarkt, o ex-Inter é avaliado em 2,4 milhões de euros (R$ 15,1 milhões).
Lances de Eduardo: