O diploma de Mano Menezes na Europa

Criou-se um rótulo no Brasil que técnico estrangeiro é estudado, diplomado, enquanto que os treinadores brasileiros se baseiam praticamente no conhecimento empírico. Novo comandante do Internacional, Mano Menezes vai de encontro a este estereótipo.

Em 2015 o técnico gaúcho foi a Portugal e realizou o Uefa Pro, curso de treinadores da União das Federações Europeias de Futebol. O estudo teve disciplinas como gestão e organização, psicologia aplicada ao futebol, metodologia de treino, comunicação e imagem, entre outros.

“O curso superou todas as expectativas. Eu já tinha boas informações sobre o curso em Portugal. O curso de formação varia um pouco de país para país, na Europa, mas o modelo português tem chamado a atenção pela complexidade, pela complementação que é dada em termos práticos e pelas questões teóricas que são abordadas. O nível 4, que eu cursei, tem 250 horas de duração e aborda gestão, psicologia esportiva, relacionamento com a imprensa, metodologia de treinamento, enfim, todas as questões que envolvem diretamente a vida de um técnico e que, quanto mais e melhor ele dominar, mais ele vai estar preparado para a tomada de decisões no dia a dia”, disse Mano Menezes à época ao site Globo Esporte.

Técnicos de Seleção se cumprimentam em curso da CBF (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O novo técnico do Clube do Povo também tem em seu currículo o curso Licença Pro, da CBF Academy, braço educacional da entidade. Realizado em 2018, Mano dividiu sala com Tite, Dunga, entre outros técnicos que antes já haviam obtido o curso Licença A.

Após fracassos seguidos com técnicos estrangeiros, a atual gestão rompeu com seu orgulho de tentar revolucionar o futebol e fez o simples: contratou um treinador vitorioso, brasileiro e diplomado.

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL