Quando o atacante Alexandre Pato deixou o Internacional no segundo semestre de 2007, após ser campeão do Mundial, Recopa Sul-Americana, entre outros títulos, a crítica esportiva apontava o que seria um jogador extremamente vitorioso. No entanto, a realidade é completamente distinta.
Pato foi campeão do Campeonato Italiano com o Milan na temporada de 2010/2011. Este foi o único torneio de relevância que o jogador de 30 anos conquistou após deixar o Beira-Rio. Teve uma Recopa com o Corinthians, mas o avante praticamente nem entrou em campo, participou de apenas quatro minutos daquela jornada.
Pato conquistou ainda outros títulos, mas de pouca expressão, como o Paulistão, Supercopa da Itália, Copa das Confederações, entre outros. Após eliminação do São Paulo do Campeonato Paulista, o avante é um dos mais criticados do elenco são-paulino.
O atacante é um dos salários mais altos do São Paulo e o clube paulista já cogita uma negociação. Além dos times já citados, Alexandre atuou com as camisas do inglês Chelsea, Villarreal, da Espanha, além do chinês Tianjin Tianhai.