O portal Resistência Colorada traz um levantamento que aponta os clubes da Série A que têm estádio próprio. O Internacional e outros times grandes que jogam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2025 fazem parte da lista. Outras equipes de renome nacional ficaram de fora do levantamento por ainda não terem sua casa própria.

O levantamento leva em conta casos em que a equipe é proprietária do estádio, mesmo que ainda não terminou de pagar por ele, como o Corinthians, que vez até vaquinha para tentar arcar com a dívida da construção de sua arena.
Casos em que houve parceria privada ou concessões, mas que o bem não está no nome do clube, como o Grêmio, não foram contabilizados como clubes com estádio próprio.
A Arena Grêmio foi construída pela OAS Arena, em parceria público-privada com o rival do Inter. Recentemente, o pré-candidato a presidente do Grêmio, o empresário Marcelo Marques, anunciou a compra da gestão da arena e promete fazer a transferência do estádio para o time até o fim do ano, mas o estádio ainda não pertence ao Grêmio.
Confira abaixo os clubes da Série A que têm estádio próprio
INTER E MAIS 12

O Inter é um dos 13 clubes da Série A do Brasileirão de 2025 com estádio próprio. O Clube do Povo teve como sua primeira casa o Estádio Ildo Meneghetti, mais conhecido como Estádio dos Eucaliptos, inaugurado em 1931, com vitória do Colorado por 3 a 0 em um GreNal.
Inicialmente com espaço para 10 mil torcedores, o Estádio dos Eucaliptos teve a capacidade triplicada para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1950, recebendo dois jogos da competição.
Em 1969, o Internacional se despedia do Estádio dos Eucaliptos para inaugurar seu novo estádio, maior e mais moderno, em escolha estratégica: o Estádio José Pinheiro Borda, o Beira-Rio. O terreno do local foi doado pelo então prefeito Leonel Brizola.
O Clube do Povo ainda modernizou o estádio em 2014, para que o Beira-Rio sediasse jogos da Copa do Mundo daquele ano. Em parceria com financiamento do BNDES, foram investidos mais de R$ 360 milhões para modernização do estádio. O Beira-Rio recebeu cinco jogos na Copa.
O Colorado teve de fazer concessões e fez parceria com a BRIO, um pool da construtora Andrade Gutierrez e do banco BTG Pactual. O Beira-Rio segue sendo de total propriedade do Inter, mas a BRIO ficou com o direito real de superfície sobre o estádio e o edifício-garagem, tendo direito total de exploração comercial do complexo: camarotes, publicidade, lojas, estacionamento, shows, etc. O acordo, válido por 20 anos, iniciou em 31 de março de 2014 e se estende até 31 de março de 2034.
OS OUTROS CLUBES
Além do Inter, completam a lista de clubes da Série A com estádio próprio: Atlético Mineiro, Botafogo, Bragantino Corinthians, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.
SIGA O INTER NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Receba as notícias do Inter direto no seu WhatsApp. Vídeos dos gols do Colorado em tempo real e muito mais.
SETE FORA DA LISTA
Contabilizando o Grêmio, já citado acima, não têm estádio próprio: Bahia, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e Fortaleza, que jogam em estádios que pertencem a governos estaduais, com os times do Rio dividindo o Maracanã e os cearenses a Arena Castelão.






Os comentários estão encerrado.