Presidente da FGF comenta o novo calendário do Gauchão

As mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2025 estão dando o que falar. O Campeonato Gaúcho será antecipado para as primeiras semanas de janeiro e o Brasileirão será adiantado por um mês devido ao Super Mundial de Clubes. Em entrevista ao programa Sem Filtro, no YouTube de GZH, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), comentou sobre as alterações nas datas do Gauchão para o ano que vem.

O dirigente não descartou, inclusive, alterações na fórmula do Campeonato Gaúcho, tendo em vista as mudanças drásticas no calendário. No programa, foi discutida uma possível exclusão das quartas-de-final do torneio, entretanto isso tiraria a possibilidade de times do interior chegarem mais longe no Estadual. “Se tu tira as quartas-de-final, tu ganha uma data. Ao invés de começar dia 11, começaria dia 15. Isso tem impactou ou não tem? Aí vamos tirar a possibilidade de quatro clubes do interior? Eu penso na renda dos times em casa. Mesmo se for interior x interior, ainda é um atrativo”, explica Hocsman sobre a organização do Gauchão.

Ainda, existe um fator que é a decisão do Gauchão, que aconteceria no dia 26 de março e, antes disso, entre 17 e 25 acontece a Data FIFA, o que poderia tirar jogadores como Rochet, Borré e Valencia da final. A situação piora mais ainda quando se tem feriados como Navegantes, que cai em um final de semana, e Carnaval a serem cumpridos, que desloca boa parte do seu contingente para as ruas durante os festejos. Acontece que o contingente da Brigada Militar, por lei, precisa de descanso entre eventos. “Precisamos alinhar estes detalhes com os órgãos públicos. No feriado de Navegantes não pode ter jogo nem na Arena, nem no Passo D’Areia. E aí, fariam no Beira-Rio e no Passo D’Areia? Que hora seria melhor? E o Carnaval? Se por um acaso um jogo da final aconteça no dia 15 (Carnaval) for em Porto Alegre, como que a Brigada Militar faria isso? Mudaria para o domingo, OK, mas e o descanso da tropa?”, alegou Hocsman.

As mudanças no calendário se dão por causa do Super Mundial de Clubes, que acontece entre junho e julho deste ano. A CBF optou por parar o futebol nacional durante o torneio para que se tenha uma equidade entre os clubes que participarão do certame com os demais. Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG serão os brasileiros a participarem do campeonato promovido pela FIFA.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS DO INTER NO WHATSAPP
Por conta da melancólica, deprimente e ultrajante data Fifa, o Internacional só volta a campo em 21 de novembro, uma quinta-feira às 20h, quando encara o Vasco, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. O Colorado provavelmente terá o retorno de Fernando, recuperado de lesão na panturrilha, e certamente o de Wesley, que estava suspenso. Devido ao terceiro cartão amarelo, Bruno Gomes e Bernabei estão fora da partida.

Classificação fornecida por Sofascore

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL